O Que É Psicoterapia?
Psicoterapia é um encontro entre duas pessoas que farão juntas uma viagem.
O psicoterapeuta não é o cara que tem as respostas para a sua vida. Ele está longe, muito longe, de ser o dono da verdade.
Não existem explicações genéricas e padrão que deem conta das questões psicoemocionais e existenciais de uma pessoa particular.
É prático e fácil ao psicoterapeuta discorrer a respeito de alguém baseado numa teoria explicativa da “psique”. Muitas teorias são fascinantes e tentadoras, mas em vez de servirem simplesmente de orientação nos enredam e aprisionam, como profissionais, em suas maravilhosas explicações mecânicas de como “funcionamos” e/ou devemos “funcionar” — como molduras a nos enquadrar e definir logo de saída. Explicar de antemão uma pessoa nesses termos é um caminho que restringe a compreensão genuína de alguém que é único como suas digitais.
Psicoterapia é um “lugar” aonde você vai para poder passar algum tempo com você mesmo de uma maneira diversa e mais detida do que aquela do dia-a-dia de suas atividades. O psicoterapeuta é seu companheiro nessa viagem. Da maneira menos preconceituosa possível, vai te ouvir com os ouvidos bem abertos e purificados de ruídos, percorrer junto os lugares por onde você o levar, ver as paisagens, sentir os cheiros e atmosferas, sentir em seu próprio corpo o que você sente no seu. Levará com ele uma lanterna e, a partir do que for se mostrando, poderá usar seu facho para iluminar alguns pontos de importância que porventura te passaram despercebidos, ou que você possa ter evitado até então. Terapia é uma relação de intimidade.
À medida que vai aprendendo a te conhecer durante essa viagem conjunta, com todo respeito e consideração por sua singularidade, o psicoterapeuta poderá, sim, sugerir olhares diversos, ponderações, propor experimentações, talvez até aventar algumas explicações, no intuito de ampliar suas perspectivas e identificar obstáculos que pedem contorno ou remoção.
A trilha feita na psicoterapia costuma ser longa porque deve ser percorrida com vagar, podendo se deter em trechos que peçam mais atenção, que precisem de um andar mais cuidadoso, que podem ter muito entulho ou mato alto acumulados, que apresentem perigos e tempestades. Outros pontos podem ser encontrados áridos, a vegetação seca e a terra pobre em nutrientes exigirão um tempo de preparação, adubação e plantio das sementes mais apropriadas, antes que você possa seguir caminho.
Haverá também trechos límpidos, coloridos, floridos, por onde você passará e se alimentará de leveza e brincadeira, de alegria e satisfação, de reafirmação da sua potência de ser — muitas vezes você se dará conta de que nunca os havia descoberto assim!
Acontecerá, ainda, que em diversas ocasiões será preciso voltar um pouco atrás, a regiões percorridas anteriormente que pedem mais demora, um segundo olhar, aprofundamento e novos sentidos.
Psicoterapia é uma oportunidade de se colocar frente a frente com você mesmo, com um terceiro, o terapeuta, que mediará e fará parte desse encontro.